Cara =O.. hoje eu assisti um documentário que me fez ficar viajando numas coisas.. Trata-se de Tiros em Columbine ou Bowling for Columbine, em inglês. O filme é de 2002, do cineasta Michael Moore, e ganhou o Oscar 2003 de melhor documentário.
O documentário basicamente conta a história de um massacre que aconteceu em uma escola secundária chamada Instituto Columbine no dia 20/04/1999. Dois alunos, de 17 e 18 anos, simplesmente entraram com várias armas e munições e atiraram em vários colegas e professores. Se alguém quiser a história inteira clique aqui.
À partir dessa demonstração explícita de violência, o diretor do filme começa a questionar porque esse tipo de ataque acontece tanto nos Estados Unidos. Não consegui ver até o fim, mas até onde eu vi ele chega a conclusão de que é a própria cultura americana, sua mídia e etc, que influencia o povo a esse tipo de atitude. Michael constata que os noticiários americanos apavoram as pessoas, o que as levam a trancar suas casas e usar suas armas. É mostrado que no Canadá, por exemplo, apesar das pessoas possuírem armas e morarem em grandes cidades, ninguém se tranca, nem tem esses complexos violentos. E O MAIS IMPRESSIONANTE: morrem "apenas" cerca de 70 pessoas por arma de fogo por ano no Canadá. Nos Estados Unidos são quase 12.000!! Além disso, é passado um pedaço de um jornal televisivo dizendo que 1 a cada 5 americanos tem problemas mentais ( cara.. alguém duvida?).
Eu não vou ficar contando tudo se não vai ficar enorme.. mas agora eu, como uma boa ( haha ) estudante de jornalismo fiquei filosofando sobre o poder da mídia numa nação inteira. Inclusive nesta que se diz a mais poderosa do mundo. E não só da mídia, mas de seus governantes também! Outra viagem que aparece no documentário é que teve uma época que o Texas entrou em estado de emergência com medo de umas abelhas africanas, que iam atacar o estado todo e matar todo mundo. ¬¬ Gente do céu. É muita alienação pra minha cabeça...
Analisando friamente, as pessoas que estão 'lá em cima' tem mais poder do que a população imagina. O Bush não apenas dirige o país, mas simplesmente enfia na cabeça das pessoas suas ideologias, como o fato de o Iraque ser 'malvado' e possuir milhões de armas altamente destrutivas. Ou então, quem sabe né, que búfalos mancos do Himalaia oriental vão atacar os californianos. =PP
Agora pensem aí sozinhos. Isso aqui tá enorme! =*
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Assinar:
Postagens (Atom)