segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Nação evolúida ( ou alienada? )

Cara =O.. hoje eu assisti um documentário que me fez ficar viajando numas coisas.. Trata-se de Tiros em Columbine ou Bowling for Columbine, em inglês. O filme é de 2002, do cineasta Michael Moore, e ganhou o Oscar 2003 de melhor documentário.

O documentário basicamente conta a história de um massacre que aconteceu em uma escola secundária chamada Instituto Columbine no dia 20/04/1999. Dois alunos, de 17 e 18 anos, simplesmente entraram com várias armas e munições e atiraram em vários colegas e professores. Se alguém quiser a história inteira clique aqui.

À partir dessa demonstração explícita de violência, o diretor do filme começa a questionar porque esse tipo de ataque acontece tanto nos Estados Unidos. Não consegui ver até o fim, mas até onde eu vi ele chega a conclusão de que é a própria cultura americana, sua mídia e etc, que influencia o povo a esse tipo de atitude. Michael constata que os noticiários americanos apavoram as pessoas, o que as levam a trancar suas casas e usar suas armas. É mostrado que no Canadá, por exemplo, apesar das pessoas possuírem armas e morarem em grandes cidades, ninguém se tranca, nem tem esses complexos violentos. E O MAIS IMPRESSIONANTE: morrem "apenas" cerca de 70 pessoas por arma de fogo por ano no Canadá. Nos Estados Unidos são quase 12.000!! Além disso, é passado um pedaço de um jornal televisivo dizendo que 1 a cada 5 americanos tem problemas mentais ( cara.. alguém duvida?).

Eu não vou ficar contando tudo se não vai ficar enorme.. mas agora eu, como uma boa ( haha ) estudante de jornalismo fiquei filosofando sobre o poder da mídia numa nação inteira. Inclusive nesta que se diz a mais poderosa do mundo. E não só da mídia, mas de seus governantes também! Outra viagem que aparece no documentário é que teve uma época que o Texas entrou em estado de emergência com medo de umas abelhas africanas, que iam atacar o estado todo e matar todo mundo. ¬¬ Gente do céu. É muita alienação pra minha cabeça...

Analisando friamente, as pessoas que estão 'lá em cima' tem mais poder do que a população imagina. O Bush não apenas dirige o país, mas simplesmente enfia na cabeça das pessoas suas ideologias, como o fato de o Iraque ser 'malvado' e possuir milhões de armas altamente destrutivas. Ou então, quem sabe né, que búfalos mancos do Himalaia oriental vão atacar os californianos. =PP

Agora pensem aí sozinhos. Isso aqui tá enorme! =*

12 comentários:

@reginokaa disse...

Mto bom!
Mto bom meeeesmo!!

Xuxu, vc tá indo por um bom caminho... heheh... adorei o que li e como vc deu a sua opinião.
[e, oh, mesmo que o post esteja grande, qd é bom, a gente nem percebe!!]

Um beijo!!
Ah! Vou linkar vc, tá?! =).

Ludmila Prado disse...

oi!
achei seu blog aqui, gostei muito ti linkei tudo bem?

pra mim a cabeça de cada pessoa, o que ela pensa e faz, é apartir do que ela escuta, presencia não vou dizer influenciado + é o que a pessoa se tornar é a construção da sua personalidade e tendo um presidente desse enviando loucuras na sua cabeça, isso sim é influencia e a cabeça de algumas pessoas são fáceis d+ de serem modificadas.

a cultura do país faz o 'estilo' de pessoas que convivem nele e nã oo contrário.

bjos

Ludmila Prado disse...

valeu pela visita
e pode voltar sempre que quiser
que bom que gostou

bjos

Unknown disse...

meniiiiiiiiiiinaaaa..
eu amo esse documentário!!1
muioto foda mesmo!!
É..e se tem alguém que duvida que grande parte dos americanos são OS ALIENADOS, só pode ser americano...
por isso que eu concordo plenamente com bloc party -"STOP BEEN, SO AMERICAN"

EU TENHO TANTA RAIVA DE GENTE QUE NÃO SE DÁ AO TRABALHO DE SABER O QUE ACONTECE PELO MENOS AO SEU REDOR E MANIPULA OS OUTROS DE UM JEITO NOJENTO COMO ESSES DEMOCRATAS ¬¬'
enfim, eu sou sim de maceió..longe pacas né??
:(
e vc estuda jornalismo??? aonde?? eu quero fazer jornalismo tbm...e c nem disse quantos anos tinha..
e valeu pelo elogio ao meu texto xD

=*****************

Giovana disse...

Você escreve bem, hein guria?Parabéns!!!!
Mais um blog de conteúdo pra minha lista!
:-)
Engraçado que ontem mesmo, no blog do Bruno Medina, vi alguém comentando sobre isso... o poder da mídia sobre as pessoas.
Sobre os EUA, sem comentários...
Bjo e obrigada pela visita!!

Marília disse...

Oi!Obrigada pela visita ..volte sempre!
A mídia é uma arma poderosíssima pra disseminar uma ideologia.
E o pior é que geralmente ela é comprada né?
O negócio é buscar a imparcialidade (se é que existe) e nos 'desalienar'.

Beijos

Darshany L. disse...

sensacional. adorei o finzinho =]

ah, eu também faço jornalismo. tá explicado pq gostei do seu texto.

um beijo

Ludmila Prado disse...

não li o post ainda quando tiver tempo vou ler com certeza
+ vim aqui hoje pra dizer que tenho uma surpressinha pa você no meu blog
passa la

bjo

Paula Carolinny disse...

ola, bom estou te cisitando pelo fato de uma amiga de blog ter te selado (ludmila.
e quando entro aq vejo varias pessoas que vao no meu blog.. uhhhhhh mt bom isso.
bom teu blog é shoe e em relaçào ao texto, a midia tem o lado bom e o ruim, por isso sempre vai ter gente falando.

Roberta Médice disse...

essa história de columbine me da arrepios oO'
e essa coisa de manipulação é bem complicada.. afinal, a culpa é de quem manipula ou de quem se deixa ser manipulado? acho que ambos os lados estão errados, mas como a situação não vai mudar tão fácil, o jeito é se informar para não virar mais um alienado em meio a tantos.

aliás, você está fazendo jornalismo? é um dos cursos que pretendo fazer (:

Roberta Médice disse...

uhmm, vi que estou nos seus links e, como já comentei aqui antes, só queria avisar que mudei o end do blog. agora é cafeexpress.blogspot (antes era alemdesetembro)

beijos!

Leandro disse...

Bem! Te achei no blog da Gio, e resolvi bisbilhotar um pouquinho! Pra ser sincero fiquei curioso por causa do nome do blog, RULEIANDO!!! Mas ai quando li o post, gostei e desde já vou adicionar aos meus favoritos, pra sempre tá visitando! e que este blog NÃO seja como os outros, que você fechou!!! Garando que terá ao menos um frequentador assíduo!!!